A casa com refúgio de cura e autocuidado
colaborou Nádia Kaku
Mente e Coração: a campanha 2026 é assinada pela Versa, uma organização formada por arquitetos, designers e curadores. Foto: Divulgação/CASACOR
Vivemos na era da hiperconectividade. Somos bombardeados por excesso de informações, convivendo com a angústia da inteligência artificial e o temido FOMO (do inglês “fear of missing out”, ou “medo de perder algo”) é cada vez mais recorrente na sociedade. Nesse cenário de exaustão mental, a CASACOR propõe para 2026 um tema que reposiciona o lar dentro da vida contemporânea: Mente e Coração instiga um olhar mais cuidadoso para o momento atual, quando a casa representa um refúgio de cura e autocuidado. A proposta guiará os ambientes de todas as mostras que acontecerão no Brasil (e na América Latina) ano que vem.
Lançamento da campanha 2026 da CASACOR: a identidade visual traz silhuetas de objetos cotidianos da casa em composições que lembram totens. Foto: Adriana Barbosa/Divulgação
“Nosso manifesto destaca que a reconexão com a morada experimentou um ápice no começo dos anos de 2020. Porém, a ideia da casa como porto seguro perdura e, agora, simboliza uma era ambígua, que nos empurra à exposição, mas demanda recolhimento. Nos vemos diante de um panorama de conflitos, desigualdade, eventos climáticos extremos e insegurança com o avanço da inteligência artificial. No império da hiperconectividade, a casa coloca-se ainda como contraponto à exaustiva exigência por produtividade”, explica Livia Pedreira, presidente do conselho curador da CASACOR.
Convidados no lançamento que aconteceu no SESC Pompéia. Foto: Adriana Barbosa/Divulgação
O tema foi construído com base na pesquisa anual de macrotendências conduzida pela empresa. Inclusive, ao convidar o elenco de profissionais a traduzir o momento atual, a temática expande a linha de interpretações do universo do morar propostas nos últimos anos: De Presente, o Agora (2024) mirava para o legado deixado para as próximas gerações; e Semear Sonhos (2025) promove a integração entre a vida urbana e a natureza, considerando as cidades como parte de ecossistemas vivos.
Lançamento em grande estilo
A campanha 2026 com o tema Mente e Coração foi apresentada no dia 4 de novembro durante o evento Eixos CASACOR, no Sesc Pompeia, em São Paulo, e contou também com falas que expandiram o conceito de morar e inspiraram os convidados presentes. O líder espiritual guarani Carlos Papá começou o talk falando sobre a visão ancestral da casa, a conexão do lar com a natureza e como os sonhos podem ser uma forma de cura. Já a arquiteta Viviane Telles desenvolveu a discussão sobre a força dos materiais naturais e a inteligência orgânica. Por fim, a psicanalista Maria Homem explicou como o autoconhecimento e a manualidade beneficiam a saúde mental.
Manifesto CASACOR 2026. Foto: Adriana Barbosa/Divulgação







