Deixe de lado a ideia de que a decoração serve apenas para impressionar. O Wellness Design é um conceito em alta que transcende a beleza superficial. Trata-se de representar a natureza em uma abordagem profunda na arquitetura e no design que tem como foco principal criar ambientes que promovam a saúde e o bem-estar físico, mental e emocional das pessoas que os utilizam. Esse movimento complementa o papel multifuncional da casa hoje em dia que, além de moradia, serve de espaço de trabalho, confraternizações e descompressão.
A escolha das cores e materiais é fundamental: seja em objetos ou em móveis, a matéria-prima tem relação direta na construção de ambientes que acalmam a mente e nutrem o corpo. Inclusive, madeira, cerâmica e pedra não são somente esteticamente agradáveis, mas representam a união de texturas orgânicas que nosso cérebro processa como seguras, estáveis e, sobretudo, relaxantes. Essa conexão inata com a natureza, conhecida como biofilia, é um pilar do Wellness Design.
Os expositores da ABIMAD sabem disso há tempos. Em todas as edições, é possível conferir produtos que unem designs autorais, técnicas de produção sofisticadas e desenhos criativos. O resultado? Peças que não só embelezam a casa, mas que de fato criam bem-estar e trazem a natureza para dentro de casa. Confira alguns destaques:
Aoda Design: a bandeja Calvário, design de Léo Peres, é feita de pedra-sabão (rocha brasileira que possui alta resistência ao calor) e reforça o design curvo e orgânico. Já o centro de mesa Solar, da coleção Universo, é inspirado nas formas do cosmo, feito de pedra-sabão e madeira, design de Alisson Quissin. Cientificamente, as curvas são interpretadas pelo ser humano como menos ameaçadoras, gerando uma tranquilidade natural. +aodadesign.com.br (Crédito: Reprodução)
2A Cerâmica: centro de mesa com suporte de madeira e vaso Movimento, com forma irregular, que lembra os troncos das árvores. Utensílios feitos de cerâmica não liberam substâncias químicas tóxicas nos alimentos. +2aceramica.com.br (Crédito: Reprodução)
Cerâmica Mazzoti: a linha Textura Pedras Brasileiras celebra o toque humano, garantindo que, mesmo dentro de uma coleção, cada peça conte uma história única. Os tons neutros, pastel e terrosos, muito comuns nas cerâmicas, transmitem calma, serenidade e amplitude. +ceramicamazzotti.com.br (Crédito: Reprodução)
Studio Freitas Valadão: a moringa Ancestral Tabatinga resgata uma peça da cultura afetiva brasileira e ancestral da nossa existência. Design de Éder Valadão e Renei Freitas. +studiofreitasvaladao.com.br (Crédito: Reprodução)
KZ Home: objeto decorativo de bambu e vaso da linha Seabed. As fibras naturais, além de serem sustentáveis, podem ser usadas dentro e fora de casa. Já o vaso de cerâmica na forma de corais lembra o mar e traz a natureza para dentro dos ambientes. +kzhomestock.com.br (Crédito: Reprodução)
Biasá: Conjunto de cestos de fibra de bananeira Cyrus e pendente Fibra Agel|Flor Jacinto Dagua Berlian. Materiais naturais ajudam a manter a temperatura agradável e constante, no ambiente. +biasahome.com (Crédito: Reprodução)








